CARTA ABERTA DA REDE BRASIL DE JORNALISTAS AGRO

Prezados (as) colegas jornalistas do agro,

Esta carta aberta é, ao mesmo tempo, um comunicado, um reencontro, um convite e uma oportunidade.

Temos a satisfação de informar que a Rede Brasil de Jornalistas Agro está formalmente constituída e pronta em seus primeiros passos para unir, representar, qualificar e proteger nossa categoria.

Chamamos de reencontro pois, desde 2013, diversos colegas têm ciência e/ou participação nesta iniciativa, que começou com reuniões pontuais, transformou-se em um grupo nas mídias sociais e ganhou força no evento internacional de jornalistas agro realizado na capital paulista em abril de 2019.

Desde então, um grupo de 11 profissionais (que assinam esta carta aberta) empenhou-se em cumprir as diversas etapas burocráticas para a formalização da Rede Brasil de Jornalistas Agro, que foi concluída oficialmente no último Dia Nacional dos Jornalistas, em 7 de abril.

Este grupo forma uma diretoria interina por força de lei que, de forma prevista em estatuto, será substituída por meio de eleição em assembleia com todos os membros da Rede Brasil de Jornalistas Agro, a ser marcada no prazo máximo de 12 meses.

Pois chegou o momento de convidá-los a integrar e participar dessa iniciativa. A adesão à nova associação é aberta a todos os jornalistas que exerçam funções profissionais, seja em redações, assessoria de imprensa, consultoria e outras atividades.

Podemos dizer que uma associação forte é uma oportunidade pessoal para cada um dos integrantes e também enquanto grupo, já que temos desafios, obstáculos e necessidades em comum. Mas isso não é tudo.

Do mesmo modo, temos horizontes, objetivos e potenciais a encontrar. Como exemplo, a Rede Brasil de Jornalistas Agro foi convidada e já solicitou sua adesão à IFAJ (International Federation of Agricultural Journalists).

A Rede Brasil de Jornalistas Agro visa proteger a liberdade de imprensa; qualificar e desenvolver jornalistas com atuação no setor; criar oportunidades profissionais no Brasil e no exterior e, em última medida, melhorar a comunicação sobre o setor.

Temos os meios e a expertise, acreditamos firmemente no potencial do jornalismo nessa tarefa e guardamos forte motivação para alcançar tais objetivos.

A informação é o insumo básico para o pensamento que, por sua vez, pode conduzir à evolução da reflexão sobre o setor e resultados práticos para a sociedade com suas respectivas consequências na atualidade ou no futuro.

Nossa missão de manter a sociedade informada no Brasil e no mundo sobre o agronegócio nacional em todas as suas realidades e complexidades nunca foi tão relevante para o bem-estar das pessoas e a sustentabilidade do planeta.

O ingresso de cada profissional com tais motivações e aspirações será um privilégio para a Rede Brasil de Jornalistas Agro.

Sejam todos e todas muito bem-vindos.